A importância de beber muita água

tomando-agua2Assim como o planeta Terra, o corpo é composto por 70% de água. Aproximadamente 1,5 litro de líquido é eliminado por dia pelas fezes, urina e suor. Só aí já é possível perceber como é importante repor o que foi eliminado por meio da ingestão de muita água.


Na medicina tradicional chinesa o consumo de água recebe uma atenção bastante especial, já que ela favorece a energia vital. A água faz com que os rins e a bexiga mantenham seu fluxo energético em harmonia. Também é importante observar que o corpo não deve levar choques térmicos provocados por bebidas geladas, que podem provocar um desgaste energético muito grande. A temperatura interna do corpo é de aproximadamente 36 graus. É possível comparar o organismo a um caldeirão que deve ter sempre sua temperatura mantida; se esfriar demais, ele irá consumir mais energia. Por outro lado, se esquentar demais, evapora, mas sem causar maiores danos.


Ou seja, a água deve ser consumida sempre na temperatura ambiente ou até mesmo quente. Assim, ressalta-se que a ingestão de líquidos gelados deve se evitada, já que agride intensamente a energia vital. Isso pode ser verificado nos bebedouros disponíveis nos países do Oriente, que oferecem água fria ou quente. Por aqui, há as opções de água fria ou gelada.

Outra constatação: durante o dia os orientais preferem consumir água quente, tanto que a ingestão é bem maior do que a de chá, a bebida mais consumida naqueles países.


Baseado em toda esta sabedoria acumulada durante séculos, chega-se facilmente à conclusão de que se deve ingerir muitos líquidos durante o dia, justamente no período em que se gasta mais energia. A sede acaba sendo uma manifestação de que o organismo já está ficando desidratado. Ou seja, beba água – ou líquidos que se aproximam dela – mesmo sem estar com sede.


Faça algumas experiências simples. Tome um copo cheio de água por uma semana em jejum toda manhã e perceberá que a memória tende a melhorar. Para quem tem tendência a sentir dores articulares ou de coluna, o consumo de água é imprescindível, já que as cartilagens e os discos intervertebrais são como esponjas que devem ser bem hidratadas.


Invista na sua saúde, beba água. É bem simples e funciona.

Posted in: