A importância do toque para “ouvir” o corpo

d9c4c568559a58f51865b3146d435337Alguns pacientes perguntam por que tem dia que as agulhinhas da acupuntura doem mais. O que ocorre é que naturalmente um dia nunca é igual ao outro. Existem fatores físicos e emocionais que influenciam o organismo. Deste modo. o corpo fala de uma forma muito transparente o que esta ocorrendo com o ser.

Infelizmente as pessoas pouco se tocam e, assim, não desenvolvem a percepção do que ocorre com o corpo. Se o criasse o hábito diário de se tocar e reconhecer o corpo, seria perceptível que existem algumas regiões que sempre doem e, a partir dessa constatação, se passaria a dar mais atenção para a saúde física e mental.

Uma analogia que se pode fazer é a de levar uma pancada em determinada região do corpo, qual sensação daria? Outra é a de acariciar esta região, qual a sensação? O fato é que as pessoas quase não se sentem e então as tensões, dores e alergias se repetem como avisos de que algo está errado.

O corpo precisa ser tocado, ser acariciado e também massageado todos os dias. Talvez por isso o banho se torne tão relaxante para algumas pessoas, não apenas pela água, mas principalmente pela sensação de se auto-massagear.

O corpo não é o mesmo de ontem e nem será o mesmo amanhã. Descubra-se e perceba as sensações que o seu corpo emana: se forem ruins as trate, se forem boas as aproveite.

Posted in: