A relação das crianças com o elemento fogo

f55ad985b726f6d93bff73e76f793404A medicina e a filosofia oriental analisam o ser humano através dos cinco movimentos, conhecidos no ocidente como cinco elementos: madeira, fogo, terra/metal, ar e água. Cada um tem um determinado significado que influencia diretamente na vida das pessoas. Entenda como o fogo age diretamente nas crianças.

Para chegar ao fogo, antes é necessário falar da madeira, que representa o início, a primavera, a germinação, a concepção. No ser humano esta fase começa no ato da concepção (semente plantada) até a fase na qual a criança começa a andar (plantinha que já busca energia do céu e da terra).

Nesta fase tudo é absorvido, isto é, a mãe transmite tudo para o bebê, assim como o solo faz para a semente.  Ou seja, representa tudo aquilo que vai brotar, crescer e florescer. Para isso a “mãe terra” precisa estar bem fértil e preparada para receber a semente, isto é, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e ter atitudes positivas, já que os frutos desta sementinha já serão influenciados a partir desta fase.

A madeira, por sua vez, gera o fogo, a próxima fase que representa alegria, verão, calor e energia expansiva. É uma fase que começa quando o bebê alcança a infância e começa a andar, aquele momento em que as pessoas percebem que ninguém irá segurá-lo. Criança saudável é o fogo em sua essência. Tem muita energia, lenha para queimar, sendo o ápice da energia yang. Aquela “plantinha” começa a buscar energia de todos os lados, criando “galhos” para buscar as coisas do mundo.

O bom senso dos pais vale em deixar a criança queimar bastante energia com suas bagunças, mas também não deixar incendiar tudo com má educação. Lembre-se que o fogo aquece todos os ambientes, assim como incendeia se não for bem controlado.

Posted in: