Ataxia de Friedreich (doenças raras)

pés-massagem

Doença hereditária que deterioriza determinadas células nervosas ao longo do tempo. Em muitos casos afeta igualmente o coração, alguns ossos e células do pâncreas que produzem insulina. As pessoas acometidas com esta doença, desenvolvem movimentos trêmulos e desajeitados nas pernas denominada marcha atáxia durante a infância ou no início da adolecência. 85% dos casos os sintomas desenvolvem-se antes dos 25 anos sendo raro os casos que iniciam antes dos 5 anos. A medida que a doença se agrava, as pessoas podem desenvolver deformidades ósseas ao nível da coluna e dos pés, perda da sensibilidade dos membros, problemas na fala, movimentos oculares anormais, doenças cardíacas e diabetes.

Por ser uma doença hereditária, através da realização de testes genéticos e de ¨aconselhamento genético¨ as pessoas afectadas ou seus familiares podem obter informações sobre o risco que apresentam de transmitir a ataxia aos filhos e sobre quais as opções reprodutivas podem existir.

Não existe uma forma de corrigir ou remover as repetições suplementares dos genes que causam a doença. O tratamento incide no alívio dos sintomas, evitar que o problema se agrave e no prolongamento da vida.

 

Terapias naturais indicadas:

 

Reflexologia podal: Estimulamos os pontos do cerebelo para que melhore as funções motoras, do pâncreas para melhorar a produção de insulina juntamente com o do fígado para o controle de glicose no sangue, estimulamos o intestino para melhorar0 absorção dos nutrientes dos alimentos trazendo mais energia para uma reposição celular saudável, com isso, o cérebro respondendo bem aos estimulos, trazemos a sensação de bem estar.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *