Bronquite


 

  • Bronquite

  • A bronquite é uma inflamação nos brônquios que são os canais que conduzem o ar até os alvéolos pulmonares onde acontece a troca de oxigênio e gás carbônico pelos seus capilares. Os capilares dos brônquios param de eliminar muco e o acúmulo de secreção faz com que fiquem permanentemente inflamados e contraídos.

    A bronquite pode ser aguda ou crônica. A aguda é causada geralmente por vírus e, em alguns casos, resultado de uma infecção bacteriana e seus sintomas são de curto período. A crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente a pneumonia e seus sintomas pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante, pelo menos, dois anos consecutivos.

    Nos dois tipos de bronquite a tosse é principal sintoma, sendo seca na aguda e com expectoração a crônica com a coloração da mucosa clara no início podendo se tornar amarelada e espessa com a sua evolução. Falta de ar e chiado são outros sintomas na bronquite crônica.

    A bronquite aguda é autolimitada e não existe tratamento especifico para combater o problema provocado por vírus. Boa hidratação, vaporizadores, analgésicos, descongestionante e evitar a exposição a fatores de risco são recursos para aliviar os sintomas e prevenir crises. O mais importante na bronquite crônica é parar de fumar e evitar ambiente de fumantes.

     

    Terapias indicadas:

     Reflexologia podal: estimulamos o ponto do nariz para intensificar a retenção feita nos pelos nasais, estimulamos o ponto dos brônquios e pulmões para amenizar a inflamação, retirar as toxinas e melhorar a troca de oxigênio e gás carbônico feito pelos capilares sanguíneos dos alvéolos, estimulamos todo o sistema linfático e estimulamos a fortificação do diafragma.

NOSSAS REDES SOCIAIS
Email this to someoneShare on TumblrTweet about this on TwitterShare on Facebook