Como usar as cores para o bem

4641a44b1933b023ff3a4e540be368f1Presentes no dia-a-dia, as cores são mais do que um instrumento estético: são utilizadas também em benefício da saúde e do bem-estar. Há milênios, as propriedades terapêuticas das cores são conhecidas e utilizadas.

A ciência que trata deste assunto é a Cromoterapia, que utiliza a vibração das cores para restaurar o equilíbrio – energético e físico – do organismo. Deste modo, é possível tirar proveito das vibrações por meio das roupas, da decoração, dos alimentos e até na exposição a luz solar ou artificial.

Cada cor tem particularidades utilizadas para atuar especificamente em determinadas partes do organismo – campos energéticos conhecidos como Chakras –, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.


Utilizada corretamente, a cor é uma significativa ferramenta de equilíbrio tanto do ambiente quanto dos seres vivos, além de auxiliar na redução do estresse, da ansiedade e no combate de disfunções – cefaléia, sinusite e insônia, por exemplo.

Confira os principais significados das cores:

Vermelho: cor da paixão e do sentimento, o vermelho simboliza o desejo, mas também o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

Rosa: significa beleza, saúde, sensibilidade e também romantismo.

Laranja: cor quente, tal como o amarelo e o vermelho, o laranja é uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade.

Amarelo: transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética e ativa, que transmite otimismo. Está associada ao verão.

 Verde: significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

Verde-escuro: cor associada ao masculino, o verde-escuro lembra grandeza, tal como a do oceano. Também simboliza tudo que é viril.

Azul: cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza, além do ideal e do sonho. É a mais fria das cores frias.

Azul-escuro: considerado uma cor romântica, talvez porque lembra a cor do mar. No entanto, o azul-escuro se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.

Prateado: a cor prata é ligada ao moderno, às novas tecnologias, a novidade e a inovação.

Dourado: simbolicamente associado ao ouro e a riqueza, o dourado representa a majestade.

Violeta: cor da realeza em sua forma mais sublime. O violeta vibra com a força da integração e da unidade. Sua força tranqüilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade.

Índigo: potente analgésico, o índigo tem um poderoso efeito sobre os distúrbios mentais e a capacidade de limpar e purificar as correntes psíquicas e sanguíneas do corpo. Ajuda a expandir a mente e a liberação de medos e inibições. O índigo é muito apreciado por sua capacidade de ajudar a recordar sonhos. Também é usado no tratamento de infecção dos olhos, dos ouvidos e do nariz. Contudo, o índigo tem alguns atributos negativos dos raios azuis: o principal é a possibilidade de causar depressão, solidão e isolamento.

Posted in: