Diabete

 

  • diabete

    diabete

  • O diabetes decorre da falta de insulina ou da capacidade da mesma exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose. Ocorre devido ao pâncreas não produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

    Os tipos de diabetes são: Tipo 1 – é quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem este hormônio. É um tipo mais raro. Tipo 2 – existe uma combinação de dois fatores que são a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação conhecido como resistência a insulina. Pré diabetes – é quando o individuo tem potencial para desenvolver a doença como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o tipo 2, pois casos do tipo 1 não existem a pré diabete. Diabetes gestacional – é o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando ao aumento dos níveis de glicose no sangue podendo ou não persistir após o parto. A causa ainda é desconhecida.

    Principais sintomas do tipo 1 são a vontade de urinar diversas vezes, fome freqüente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito. Os do tipo 2 são infecções freqüentes, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

    O tratamento do diabetes significa manter uma vida saudável e controle da glicemia, a fim de evitar possíveis complicações. A atividade física e o controle da dieta são essenciais para manter os níveis de açúcar no sangue e afastar os riscos de ganho de peso. Diabetes gestacional requer um cuidado especial. Todos os portadores de diabetes tipo 1 precisam tomar insulina diariamente, porém nem todos com o tipo 2 necessitam. No entanto, nos dois casos é importante fazer o autoexame. Deve-se, também, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, controlar o estresse, cortar o cigarro e cuidar da higiene bucal.

    Terapias naturais indicadas:

    Reflexologia podal: Estimulamos o pâncreas para regularizar a produção de insulina, estimulamos o fígado para que possa fazer um melhor controle de glicose no sangue, estimulamos o processo de metabolismo para melhorar o uso da energia, estimulamos o ponto do plexo solar para amenizar a sensação de estresse e ansiedade, estimulamos os rins para manter um melhor nível de líquido no corpo.

    Bambu terapia e Óleo massagem oriental: por serem terapias que drenam o corpo, estimulamos com seus movimentos a diminuição de retenção de líquido melhorando as funções renais de acumulo de água necessária para o corpo.

NOSSAS REDES SOCIAIS
Email this to someoneShare on TumblrTweet about this on TwitterShare on Facebook