Trabalhe menos e ganhe mais qualidade de vida

Trabalhe menos e ganhe mais, Spa Julio GanikoQue ninguém interprete este texto como uma sugestão para que o indivíduo seja menos trabalhador. Diferente disto, que se torne mais realizado pessoal e profissionalmente.

A visão ocidental dos tempos modernos segue a ideia de um trabalho tão interativo. Desta forma, a vida torna-se apenas trabalho. São os workaholics que se proliferam numa velocidade tão grande que muitos não conseguem acompanhar.

Devido a essa “falta” de tempo, é comum nos pegarmos na obrigação de cada vez atender mais clientes, fornecedores, telefonemas, emails etc. É o mundo on line. E quando não conseguimos acompanhar esse ritmo frenético nos sentimos incapazes.

Tudo porque nos preocupamos em atender a tudo e a todos com uma lista enorme de compromissos que não acabam. E o pior, a tendência é aumentar esse ritmo.

É muito comum as pessoas relatarem que estão ansiosas, mas não sabem o porque.

Podemos entender que hoje o problema não é mais “bater o cartão”, cumprir o horário de trabalho e se aposentar. Afinal, não estamos mais na era da indústria mas sim da comunicação. E a comunicação nos consome muito mais, afinal ela ocorre o tempo todo. Aí entra a tal da ansiedade, as síndromes, as neuroses.

Mas não se apavore. Nem tudo está perdido. A solução, como dizem os orientais, é mais simples do que se imagina. Está exatamente na simplicidade. O “caminho da simplicidade”.

Nosso conceito sempre foi de “complicar” as coisas, afinal – convencionou-se que – tudo que é difícil parece melhor. Diferente disso, percebemos que hoje muitas pessoas trabalham apenas para manter ou aumentar padrão de vida alcançado e isto acaba tirando a satisfação de se fazer de forma prazerosa o que faz.

É por isso que independente da classe social, à medida que envelhecemos, percebemos que não precisávamos nos preocupar tanto, que o foco teria de estar nas soluções mais simples. Mas insistimos em nos focarmos nos problemas.

Podemos comparar o trabalho com o sono, o importante não é dormir muito, o importante é dormir bem.

Antes agenda cheia era sinônimo de pessoa bem sucedida, cheia de compromissos. Porém, o que muita gente não se dá conta é que hoje bem sucedido é aquele que tem qualidade de vida e vive bem com o que se tem.Vivemos uma época em que o consumo de algo aparentemente supérfluo torna-se essencial na nossa cabeça. Acreditamos que aquilo é realmente importante. E para conquistar isso trabalhamos mais e mais.

Um bom profissional foca na qualidade e não na quantidade de horas trabalhadas.Uma visita bem organizada a um cliente pode lhe render muito mais do que dez visitas desesperadas.

Trabalhar nunca fez e nem fará mal a ninguém, pelo contrário faz muito bem a auto estima, nos faz sentir úteis, realizados e capazes. Porém todo excesso prejudica, fadiga, nos faz perder o sentido inicial que é viver, trabalhar e realizar.

Respeite-se, dê um tempo e uma chance para você amanhã ter vontade de trabalhar novamente. Não encare trabalho, família e amigos como obrigação e sim como grandes oportunidades que a vida lhe trouxe.

É como um bom vinho, não basta ser bom se não souber degustar.

Posted in: