Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG)

Caracterizado por uma preocupação freqüente e constante em relação as atividades e eventos da vida. Causa sensações de palpitações, inquietação, sudorese, dores no peito, problemas gastrointestinais, tensão muscular, todos, variando de pessoa para pessoa. Em mulheres podem causar distúrbios hormonais a ponto de descontrolar o ciclo menstrual. É uma doença comum, mas não se sabe ao certo a causa deste distúrbio podendo estar ligado a fatores genético e o que nos envolve como o estresse e as escolhas relacionadas a qualidade de vida. Processos naturais como os níveis de serotonina, dopamina e norepinefrina podem, também, influenciar no distúrbio. O uso de substâncias como as drogas ou álcool, a cafeína e nicotina aumentam a ansiedade.


A presença constante do distúrbio, mesmo quando não há motivos para tê-los, causam problemas nos relacionamentos familiares, trabalho, amigos e principalmente, mais perigosamente, na própria saúde.


Para se ter uma certeza do diagnóstico da TAG, deve-se consultar um médico que respeitará critérios para avaliar se realmente o paciente tem a doença.